Os privilégios que só Israel tem na mídia
Se Israel aparece na mídia, certamente será com um diferencial especial. Confira!
A mídia, de uma forma geral, costuma ser anti-israel de um jeito ridículo e nojento, para dizer o mínimo.
A única democracia do Oriente Médio e o único país na região no qual os jornalistas estão seguros para escrever e falar do que quiserem é, paradoxalmente, o mais criticado.
Israel é exemplo em economia, desenvolvimento e direitos humanos. É esta nação que eles criticam sem escrúpulos de forma irresponsável e leviana.
Alguém poderia argumentar que meu artigo é tendencioso , porém, eu provo através de fatos, e não opiniões, o que eu defendo.
Como alguém, mesmo um leigo, pode deduzir que a mídia é parcial ? Pela forma como as notícias são tratadas diferentemente, dependendo de quem é o assunto. Alguns exemplos:
- Enquanto o Exército de Israel mata e assassina, os israelenses nunca são assassinados. Israelenses morrem devido a "explosões", "foguetes caseiros rudimentares", etc.
- No lado árabe palestino são enfatizados os eventos quando os mortos ou feridos são mulheres e crianças, já no lado israelense eles se tornam apenas números. Além disso, ainda são distinguidos, pois se o israelense que mora na Judéia e Samária sofre algo, ele não é um judeu, nem israelense, ele é apenas um "colono"!
- Israel pode ser atacado com 10 foguetes, ou 20, ou 30, ou 100, não importa. Enquanto Israel não retaliar este fato não vira notícia. Porém, após 100 foguetes atirados contra Israel, veja o que acontece quando Israel ataca e mata UM palestino. O mundo inteiro noticia e ainda chega ao ponto de dizer, como ocorreu recentemente, que os 100 foguetes tiveram como causa o assassinato, que ocorreu depois destes inúmeros ataques !
- No caso da famosa flotilha, o exército israelense foi vistoriar as mercadorias que seriam entregues em Gaza. Não barrar, não impedir, apenas fiscalizar para que entrasse comida, remédios e outros bens de consumo mas não armas. Os soldados foram obrigados a se defender, reagir e matar nove tripulantes do navio. Esta notícia ficou meses no noticiário. Agora, veja por quanto tempo a notícia de um ataque aéreo da Turquia, que matou dezenas de curdos de forma premeditada, fica na mídia. E a Turquia bombardeia sistematicamente aldeias de refugiados curdos sem ninguém criticar!
- Há também um comentário absolutamente ridículo sobre o conflito:
- Atacar Israel de Gaza com 5 mil foguetes desde a total retirada do exército e moradores de lá não é empecilho para a paz
- Matar soldados israelenses não é empecilho para a paz
- Seqüestrar israelenses não é empecilho para a paz
- Ignorar a existência do Estado Judeu nos livros escolares árabes palestinos não é empecilho para a paz
- Criar colônias de férias como o Hamas faz, onde parte das brincadeiras consiste em seqüestrar um soldado israelense não é empecilho para a paz
Empecilho para a paz é a construção de uma casa para uma família israelense na Cisjordânia !!! Pasmem !!! Israel tem 20% da sua população composta por árabes-israelenses com os mesmos direitos que um israelense, disputando lugares nas universidades, mercado de trabalho, etc. Porém, o Estado Palestino, segundo a Autoridade Palestina, não pode ter nenhum judeu, mesmo que não interfira em nada, seja disputando lugares nas escolas ou trabalho, o que for. Neste momento que a mídia, de forma crítica, deveria apurar qual o real interesse deles: criar um Estado ou destruir um?
E o caso dos imigrantes ilegais africanos ocorrido recentemente ?
Todos países do mundo podem deportar pessoas, Israel não.
Todos os países podem recusar abrigo a quem eles quiserem, Israel não.
Todos países do mundo podem ter fronteiras fortalecidas e alta fiscalização, Israel não.
Ou seja, quando se trata de Israel, além de todas as mentiras e comentários totalmente parciais, ainda temos que agüentar uma crítica distinta de todas as outras feitas sobre todos os outros países (sejam democracias ou até, pasmem, ditaduras), o famoso 2 pesos e 2 medidas.
Todas nações fizeram, fazem e continuarão a fazer, mas quando esta nação é Israel o mesmo ato é condenável, criticado, etc.
Resumindo, é uma hipocrisia só.
23/07/2012
10:23:23 antonio
...e isso tudo sem comentar a questão do holocausto!
26/07/2012
10:43:43 Emília Sandler
Existe no Brasil um tele-jornal cuja mídia é, sem dúvida nenhuma, mais escancaradamente anti-israelense: é o noticiário noturno da TV Cultura que aparentemente é democrático quando convida analistas ao programa, porém só uma tem cadeira cativa lá:é a tendenciosa Arlene Clemesha, professora de Cultura Árabe (USP)que torce e distorce quando o assunto é Israel.
26/07/2012
11:23:47 Fatima Pombo
Disse tudo. E disse tudo certo, sem tendencias.
26/07/2012
12:01:52 Bernardo Charnis
O pior de tudo isto é que nada muda..o tempo passa e sempre o mesmo.
Ótimo artigo, contra fatos não existem argumentos..siga assim!
26/07/2012
12:44:56 SAMUEL
parabens ANDRE so poderia ser um gaucho para escrever algo assim tao bem feito ,parabens
26/07/2012
14:26:15 Jaime Sakgado
Embora lamentavel e vergonhoso é verdade.É que ISRAEL não possue Petrodolars para para custear propagandas enganosas.
26/07/2012
14:30:48 Rubens
Muito bom o texto. Parabéns. Compartilho inteiramente este sentimento de injustiça.
Só gostaria de corrigir unm termo que se tornou muito comum " dois pesos, duas medidas" - sempre dois pesos distintos terão medidas distintas! O correto é " um peso , duas medidas ". ou seja , para uma mesma situação duas medidas distintas.
26/07/2012
14:55:01 Mauricio
Caro Andre,
Concordo com tudo que voce escreveu. Mas aos olhos do mundo(viciados em anti-semitismo), enquanto não se criar um estado palestino com suas instituiçoes e autonomias, vao esplorar a visão de Israel "poderoso" contra palestinos "coitadinhos".
26/07/2012
17:52:48 ERNESTINA CANDIDA
Esse povo que SE intitula "palestino" nao faz questao de criar um Estado, mas faz das tripas coração pra destuir o abençoado ISRAEL. Só que eles nao sabem é que o Povo que D´us abençoou malandro nenhum pode destruir.
26/07/2012
21:20:35 Gabor Peter Nagy
Absolutamente corretas as colocações, parabéns! Poderia se ampliar a lista de exemplos indefinidamente. Mas esta é a nossa sina, nós somos o povo "escolhido"...
26/07/2012
22:54:50 S.Levy
Sr. André Cardon, o Judaismo, Israel, Jerusalem são somente pretextos para focalizar a atenção dos cidadãos árabes em alvos concretos e tangiveis em vez de atacar os líderes tiranos, autoritários, ladrões. E pior ainda, com suporte e incentivo dos seus líderes religiosos baseados num Al-Quran, livro inventado e feito de retalhos; plagio copiado de nossa Torá e da Biblia. Da mesma forma como Hitler -MACH SHEMÔ- escreveu Mein Kampf e tentou segui-lo à risca, eles -os árabes- estão fazendo igual com o Al Quran onde um em cada três dogmas preconiza: "...tem que converter os infieis, caso contrário eles terão que ser eliminados..." e é isso que estamos vendo hoje em paises como a Inglaterra e a França. Givernos covardes, antisemitas, gananciosos. Já que Israel (e nós também) somos acusados e condenados por todos os males do mundo, então seria nosso direito de praticá-los!
27/07/2012
04:38:04 Marcos Brafman
Parabéns pelo artigo! Eu falei sobre este assunto em meu discurso na Assembléia Legislativa de Minas Gerais por ocasião da comemoração, este ano, do aniversário da independência do Estado de Israel. Vejam no canal FISEMG do Youtube (http://www.youtube.com/watch?v=o68GqOi9PI0). Shabat Shalom. Marcos Brafman - Presidente FISEMG - Federação Israelita do Estado de Minas Gerais
27/07/2012
04:55:22 Bernardo
Infelizmente, por mais que eu concorde com o texto, ele me parece desnecessário. Afinal de contas a mídia é infestada por anti-semitas tendenciosos cujo esporte é culpar Israel por tudo. Quando, na década de 80 Israel resgatou as comunidades etíopes de um iminente massacre ou morte por fome e inanição, a mídia culpou Israel por uma invasão das fronteiras.
27/07/2012
09:48:11 Regina Caldas
Deturpar histórias sobre as ações de Israel iniciam-se pelas vozes das ONGs que são hoje o braço direito da ONU.
27/07/2012
10:25:23 Débora Bemerguy
Concordo plenamente com o texto. O que fazer para Israel ter devidamente seu espaço na mídia?
27/07/2012
20:16:43 Renato Teive
Concordo plenamente.
28/07/2012
08:30:27 Valquiria
Voce conseguiu traduzir em poucas palavras a situação real que é percebida por todos aqueles que analisam com isenção,judeus ou não.Gostaria de ver mais vezes na midia brasileira representantes judeus no Brasil abordarem essas questões,em programas como Marilia Gabriela e talvez Canal livre da Band,afim de abrir as cortinas da verdade para o povo brasileiro formar sua própria opinião.Parabéns!
28/07/2012
12:19:35 Lilian
É mesmo uma desgraça, isso que acontece sem parar,uma GRANDE INJUSTIÇA,e o MÁXIMO DE IGNORANCIA POSSÍVEL..Continuam mergulhados na escuridão profunda,e corroidos por INVEJA e interesses;sem VER que seriam Mais fortes,não só NÃO perseguindo (esse POVO exepciona!)mas tbém aliando -se à ele!Como é trágica a ignorancia.....
28/07/2012
12:39:11 Ricardo
Como todo judeu, o senso de justiça está claro nas palavras de quem escreveu o texto. Não relatar as atrocidades cometidas contra o povo de Israel é parte de uma tendência orquestrada, a qual nos opomos.
30/07/2012
04:36:52 Joseli Disraeli Almeida
Essa é uma realidade que me causa sofrimento por ser judia, mas não consigo deixar de pensar no por que, não fere as outras pessoas, especialmente aqueles que se declaram humanistas, acaso não somos humanos ou menos humanos? Por que as pessoas tem que achar que pra tratar a questão de Israel ou qualquer questão envolvendo o povo judeu, só se pode ser contra ou indiferente,quem tem uma visão favorável ou é judeu falando em causa própria ou tem relações estreitas,o que é para o mundo é inexplicável e imperdoável estar do lado dos judeus, mas não se crítica ou questiona quem é favor de qualquer outro povo ou causa, as pessoas podem ser favoráveis aos tibetanos,zapatistas,curdos, a legalização do aborto, da maconha, do casamento homossexual ou qualquer outra causa que não vão ser massacradas ou consideradas antinaturais, mas se o problema, desgraça ou seja o que for de negativo que atinja os judeus não é considerado um problema da humanidade só é nosso, a posição só é diferente em relação aos nossos êxitos, Einstein era alemão , Bob Dylan é americano assim como o Wood Allen, a Clarice Lispector é brasileira,são muitos exemplos de que a glória do nossso povo pertence a humanidade mas nossas tragédias são só nossas.
30/07/2012
13:05:36 joel
e ainda dizem que a midia é sionista!!!! Aonde?!!
30/07/2012
17:10:41 ELIEZER ZAC
Os "palestinos" perderam 64 anos de desenvolvimento por não serem parceiros de Israel. É um gasto de energia inutil em só pensar destruir...
03/08/2012
06:15:56 Orlando
A mais ridícula de todas as mentiras é ainda dizer que a mídia está nas mãos dos judeus.
03/08/2012
20:50:46 LIDIANE
o pior é que os muçulmanos são enganados com propagandas contra israel....fortalecendo o ódio(que já é de berço dessa cultura)e assim a guerra continua.
tenho alguns "muslim friend" e quando eu falo isso para eles, rsrsrsrs...eles ficam loucos de raiva, e dizem que o mundo é contra eles....coitados não veem que eles que querem
converter o mundo para eles.
Patrocinadores















